terça-feira, dezembro 15, 2009

Critica do Jornal Rostos





Espectáculo subiu ao palco, ontem dia 5 de Dezembro, na SDUB “Os Fanceses”, onde vai manter-se até ao próximo dia 30 de Janeiro.
Esta 13ª produção do PROJÉCTOR – Grupo de Teatro permitiu trazer ao de cima a dimensão dos seus intérpretes – Filipa Domingos e José Miguel - que de forma plena, viveram as personagens e deram a dimensão psicológica de cada uma das personagens.
Um espectáculo que decorre sem monotonia de representação, sente-se a realização integral das personagens, com equilíbrio nos gestos, naturalidade e convicção nas vivências dramáticas.
Um espectáculo onde as palavras têm peso, sendo, elas mesmas, uma expressão artística, que demonstram como teatro é, afinal, uma arte que dá vida à literatura dramática.

Nesta peça o teatro são os actores, são as palavras, e, a encenação que transformam o público não em meros espectadores, mas em «actores» que partilham de forma (in)directa – entre o voyeuerismo e juízes – a vivência dramática.
“Porque estás a dizer isso para eles ouvirem” – comentam os personagens.
O público é questionado a avaliar, de tal forma que, por vezes, ao espectador apetece, levantar-se e participar no diálogo intenso e vivo que existe entre os dois actores.
Por momentos, quando a plateia se transformou no palco, misturando o teatro com a vida real, pensei que o encenador ia colocar um actor-espectador a intervir, tal era a emoção que os intérpretes colocavam na sua relação com o público.
Este é um espectáculo onde o público espreita o íntimo dos personagens.

Um espectáculo vivido com um ritmo temporal que se desenvolve ao longo da “destruição dialéctica” dos valores que, ali, as personagens vão desocultando.
Um espectáculo onde os actores transformam o texto escrito, com qualidade na comunicação e dando força aos sentimentos.
A Filipa Domingos está brilhante, com um ponto alto, quando faz a personagens «duplas» de mãe e filho. Tem expressão artística. Tem expressão de sentimentos. Tem expressão verbal.
O José Miguel consegue afirmar, com rigor e expressividade, a sua presença em palco, não se deixando asfixiar, perante aquele furacão chamado Filipa Domingos.

Sem comentários: