quinta-feira, agosto 03, 2006

Um Projecto

P r o j é c t o r – Um Projecto em marcha!

De 1997


Tudo começou por querermos rentabilizar os talentos escondidos de alguns, com quem vivíamos paredes-meias neste bairro da nossa Cidade, em Setembro de 1997.
Surgiram ideias, vontades e depois textos.
Convidou-se quem pintava, cenografava, escrevia, fotografava, cantava, tocava, dançava, representava.
Apareceram!
Vamos construir um espectáculo? Disseram sim!
Então, fomos dando vida a pequenos textos, tratando as personagens por tu. Esboçamos danças de vidas anónimas que perpassavam para além dos quadros expostos. Cantamos factos diluídos numa música envolvente, que penetrava nas nossas almas a qualquer hora do dia.
Vieram outros ao encontro. O grupo tornou-se heterogéneo. Alguns de nós somos estudantes universitários, outros já formados, outros professores e outros nem umas coisas nem outra. Mas todos a teimar em gostar e a amar o teatro.
Em conjunto começamos a falar de novos projectos. As peças foram surgindo com maior rigor. E se é certo que tudo começa na escola, também o será num grupo que pretende dar continuidade à formação social dos jovens. Por tudo isto achamos que no teatro a expressão artística e a função pedagógica – em todo seu sentido lacto – se fundem num todo e por cada vez que se reúnem numa sala, numa rua, numa praça actores e espectadores, criam um espaço mágico de energias e comunicação e é por aí que pretendemos continuar a apostar neste projecto, apaixonados através do teatro, alimentando este sonho que nos une e dá também razão à nossa existência como cidadãos desta nossa cidade.

1 comentário:

Shaktí disse...

E para quando transformar o vosso projecto numa escola de teatro ou mesmo alargar a vossa iniciativa a outros participantes que não façam parte do vosso bairro?
Parabéns pela iniciativa